Martha Medeiros

"Querida Helena, receber suas caixas nesse final de tarde maravilhoso que está fazendo em Porto Alegre foi um sopro de poesia. Adorei o design, adorei os poemas escolhidos, adorei tudo. Que presente! Obrigada por me incluir nesse bonito projeto. Um beijo e mais uma vez, obrigada."


Affonso Romano de Sant'Anna

"Isto é o que se chama somar e reinventar. Em tempos de Internet, voltar ao papel gostoso de pegar e ao ritmo denso e próprio da poesia lida em silêncio, individualmente. Helena Rezende criou um novo tipo de recado poético, superou esses cartõezinhos de papelaria, refinou o gosto do público. Quando ela me falou aprovei e liberei os textos imediatamente. E as estórias que ela tem ouvido das pessoas que vão ao seu stand comprar seus/nossos cartões, mereceriam até um estudo ou uma reportagem. Isto, Helena, continue a disseminar poesia."


Thiago de Mello

"Companheira Helena,

Com as suas caixas de poesia, tenho a alegria de dizer que você está levando felicidade a cada pessoa que abre as páginas e se surpreende com os versos que elas entregam. Essa felicidade inefável que só a poesia pode dar. Como o encantamento de uma rosa que acaba de se abrir. Como um recado amoroso cheio de luz, as suas páginas valem como uma advertência de que a vida vale a pena. Elas podem acordar a sensibilidade escondida no fundo azul do peito e inaugurar no leitor o gosto pela poesia, quem sabe até acender uma vontade de começar a escrever, repartir a esperança, acreditar na bondade humana. Acho as suas caixas um gesto de amor, porque ajudam, com a delicada e poderosa força da poesia, na descoberta do milagre da beleza, na construção da convivência humana solidária. Não desanime, há um mundo de gente que você nem conhece mas cuja vida ficou mais bonita depois de receber os recados das suas caixas.
Aqui lhe mando um ramo da luz da floresta e a minha ternura."


Lya Luft

"As caixas de cartões de Helena Rezende são caixinhas de mistério de onde brotam frases de escritores a quem ela honra com sua escolha. Helena tem a finura de uma verdadeira artista na escolha dos temas, nos seus desenhos delicados, e sobretudo nessa tarefa de transmitir, numa teia quase secreta, beleza e emoção pela terra."


Paulo Gurgel Valente

"Penso que há um grande mérito em divulgar de modo acessível textos de obras importantes que permitam que as pessoas busquem os autores para se aprofundar. Além disso, a divulgação de nomes brasileiros faz uma difusão de nossa cultura, ao mesmo tempo aliando uma utilidade à beleza e a um convite à reflexão. Parabéns."



Alexandre C. Teixeira

"Os agradáveis cartões de Helena Rezende refletem uma graciosa harmonia entre a refinada concepção e execução de um trabalho gráfico primoroso e uma irrepreensível seleção de textos literários da maior qualidade e beleza. Tudo isso acondicionado em igualmente primorosas caixas que sutil e inexorávelmente nos remetem a livros!

Relativamente lamentável é imaginar-se que raramente devam alcançar seu objetivo primário - serem presenteados - já que o egoísta impulso de entesourá-los é praticamente irresistível. Como um dos netos de Cecília Meireles só posso sentir-me orgulhoso ao vê-la homenageada através de tão admirável trabalho!


Hermano Paes Vianna

"Prezada Helena,

A idéia de levar a poesia do Hebert a todos a quem endereçamos seus cartões, lindos na forma e nas gravuras, nos trouxe de volta o prazer de escrever aos amigos, fugindo um pouco do frio contato das mensagens eletrônicas tão em moda nos nossos dias.

O Herbert, em meio a sua luta pelo completo restabelecimento, mesmo assim, tem dedicado parte dos momentos de introspecção para enviar notícias àqueles aos quais quer bem, através do seu magnífico trabalho.

Parabéns Helena!"


Lilia Miranda - Educadora e Editora

"Quando fui "apresentada" à coleção Prazer de Escrever, não tive a menor dúvida de que se tratava de uma reunião de poetas cujos versos são a expressão mais transparente e bela, significativa e profunda de um momento lírico da alma brasileira. O cuidado na escolha dos textos selecionados, assim como o bom gosto das aquarelas e fotografias nos cartões, levam-nos a momentos de extrema contemplação e emoção. Fica aqui registrada minha admiração a Helena Rezende que com sua equipe, conseguiu levar adiante um trabalho, para todos os apaixonados por poesia, tão maravilhoso."